LABORATÓRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

 

O PPGCF conta com uma infraestrutura de 20 laboratórios, entre laboratórios de pesquisa e laboratório de informática, compondo um parque tecnológico nos diversos campos de atuação das ciências farmacêuticas. A seguir, elencamos os laboratórios vinculados ao programa.

Para acessar o perfil do laboratório no Instagram e acompanhar as atividades e produção científica, basta clicar na logo.

 

 

Laboratório de Biologia Estrutural e Funcional – LABEF

 

 

Coordenador: Dr. Rafael Rodrigues Lima

 

Dedicado ao estudo dos efeitos anatômicos, histológicos e funcionais da exposição a contaminantes ambientais, do uso não médico de substâncias bioativas e soluções para a prevenção e/ou minimização dos prejuízos, baseadas na biodiversidade amazônica.

Fomento: CNPq, CAPES e FAPESPA.

 

Principais equipamentos:

Dispõe de toda a estrutura laboratorial para coleta de material biológico de origem animal, processamento histológico e procedimentos imunoistoquímicos, incluindo: Estufas histológicas, Agitador orbital tipo kline. Microscópio óptico acoplado a um sistema de câmera CDC e monitor de LED. Microscópio óptico binocular com retículo de contagem. Capela de perfusão com exaustor. capela de coloração com exaustor. geladeiras para material biológico. Freezer vertical -20 °C para material biológico. Ultrafreezer -80 °C. Destilador de água. balança de precisão analítica.  balanças semianalíticas. Phmetros digitais. microcomputadores. Espectofotômetro UV. Espectofotômetro UV-VIS.

 

Laboratório de Biomateriais, Bioprodutos e Tecnologias de Biofabricação – LABIO 3D

 

 

Coordenadora: Dra. Marcele Passos

 

Abrange várias áreas interligadas, com foco principal no desenvolvimento e caracterização de bioprodutos e biomateriais a partir de biomassas amazônicas.

  • Síntese e caracterização de bioprodutos e biomateriais;
  • Terapias avançadas e Investigação de novos tratamentos para doenças, com destaque para as doenças negligenciadas;
  • Agricultura e cosmetologia: Aplicação dos bioprodutos e biomateriais para promover soluções sustentáveis nesses setores;
  • Tecnologias de processamento e fabricação para produzir e otimizar os bioprodutos e biomateriais desenvolvidos.

Fomento: CNPq.

 

Principais equipamentos:

CABINE DE SEGURANCA BIOLOGICA CII A1 10 SLIM; Controlador Eletronico de Pipetas 0,1-100ml Verde Digital; REATOR / FERMENTADOR / MISTURADOR C/ BALANCA ANALITICA 0,0001G 220G CALIBRACAO EXTERNA ATY224R SHIMADzU; MICROCENTRIFUGA CAPACIDADE 12X1,5/2,0ML VELOCIDADE 15.000 RPM BIVOLT KASVI; AGITADOR DE TUBOS VORTEX PORMACOES COMPLEMENTAR- VELOCIDADE AJUSTAVEL BIVOLT VX-35; ESTUFA DE CULTURA BACTERIOLOGICA SSB 40L; SONICADOR MODELO Q125, MARCA QSONICA; NOBREAK TS SY.AL 6KVABIVO LT I\S/220\' 16 BAT 12\'9AH; MICROSCOPIO BIOLOGICO TRINOCULAR BA210 ILUMINACAO A LED E CAMERA DE VIDEO DIGITAL MOTICAM 580, Numeros de Serie: AG041395; Autoclave vertical easy 7Lab 22L; Autoclave de bancada; Espectrofotômetro UV/Vis; Incubadora com aquecimento; Impressora 3D Estereolitografia, Creality 3D, Halot Mage ; Bioimpressora 3d, 3DBS, Starter, 127V; Impressora 3D FDM, Creality 3D, Ender 3, 110V; Impressora 3D FDM, Bambu lab, A1 Mini Combo, 110 V; sistema de microfluidica; e sistema de eletrofiação.

 

Laboratório de Cromatografia Líquida – LABCROL

 

 

Coordenadores: Dra. Consuelo Yumiko Yoshioka e Silva

                                     Dr. Milton Nascimento da Silva

 

Dedicado à padronização de extratos derivados de espécies vegetais, com estrutura para avaliação da composição fitoquímica, identificação de compostos, fracionamento e isolamento de constituintes; à investigação metabolômica de vegetais; e ao estudo das influências sazonais e geográficas sobre a constituição fitoquímica.

 

Principais equipamentos:

Cromatógrafo Líquido (SHIMADZU - LC10AD) com duas bombas LC10-AD, degaseificador de membranas DGU-14A, detector de UV duplo canal SPD10-AV, forno CTO-10A, interface CBM-10A e software CLASS-LC10.

Cromatógrafo Líquido (SHIMADZU - LC-6A) com uma bomba LC-6A, Detector de UV SPD20-AD, interface CBM-10A e software CLASS-LC20 (sistema preparativo).

Cromatógrafo Líquido (SHIMADZU - PROMINENCE) com uma bomba LC20-AT (SISTEMA QUATERNÁRIO), Degaseificador de membranas DGU-20A5, Detector de Arranjo de diodos (DAD) SPD-M20A, interface CBM-20A e software LCsolution.

Espectrômetro de Massas de Alta Resolução acoplado a Cromatógrafo Líquido de ultra performance (LC-MS/MS) (Waters - XEVO G2-S Q-TOF).

Espectrômetro de Massas de Baixa Resolução acoplado a Cromatógrafo Líquido de ultra performance (LC-MS) (Shimadzu).

 

Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Comportamento – LAFICO

LAFICO-UFPA (@lafico.ufpa) • Instagram photos and videos

 

Coordenadores: Dra. Cristiane do Socorro Ferraz Maia

                             Dr. Enéas de Andrade Fontes Júnior

 

Laboratório formado por duas sessões integradas de pesquisa.

             O laboratório de inflamação, dedicado a investigação da toxicidade de produtos naturais ou sintéticos com potencial terapêutico ou tóxico; ao estudo do comportamento do tipo dor (nocicepção, hiperalgesia, alodinia e mecanismos de ação), do processo inflamatório, neuroinflamatório e condições correlatas; e da cicatrização de feridas.

             O Laboratório de Comportamento, dedicado ao estudo pré-clínico e clínico dos efeitos neurocomportamentais de relacionados ao uso médico e não médico de drogas psicotrópicas, assim como a investigação dos efeitos de produtos naturais sobre os neurocomportamentos do tipo ansiedade e depressão, sobre a memória, comportamento motor, entre outros.

Fomento: UFPA, CNPq, CAPES e FAPESPA.

 

Principais equipamentos:

Analgesímetro digital; Analgesímetro Von Frey; Placa quente/frio digital; Pletismômetro digital; Câmaras de observação em acrílico; Centrífuga; Refrigerador (4 a -1 °C); e Freezer (-20 °C).

Campo aberto; Esquiva inibitória; Sistema de reconhecimento de objeto; Sistema de reconhecimento social; Labirinto em Cruz Elevado; Teste do Splash; Nado Forçado; Labirinto Aquatico; Rotarod; Beam walking; Plano inclinado; Pole test; Step-down; Esteira; e Grip teste.

Sistema de captura de vídeo e análise de testes por software.

Gaiolas de polipropileno (41 cm x 34 cm x 18 cm) com grade (tampa) e bebedouro.

Material cirúrgico, vidrarias e consumíveis necessários ao pleno desenvolvimento de seus projetos.

 

 

Laboratório de Farmacologia de Doenças Negligenciadas – LAFDON

 

 

 

Coordenadora: Dra. Maria Fani Dolabela

 

Dedicado ao estudo de agentes terapêuticos inovadores baseados na biodiversidade amazônica, voltados ao tratamento de doenças negligenciadas, sobretudo aquelas que impactam a região amazônica.

 

Principais equipamentos:

Conta com estrutura para extração, fracionamento e avaliação fitoquímica (parceria com o LACREM); dispõe também de estrutura para avaliação das atividades antiparasitárias in vitro, in vivo e modelos computacionais.

 

Laboratório de Farmacologia e Toxicologia de Produtos Naturais – LFTN

 

 

 

Coordenador: Dr. Moisés Hamoy

 

Dedicado ao estudo da toxicidade e atividade farmacológica de produtos naturais e sintéticos sobre os sistemas nervoso central, musculoesquelético e cardiovascular, através de ensaios comportamentais e eletrofisiológicos, adotando modelos em roedores e peixes.

 

Principais equipamentos:

Conta com toda estrutura para avaliação eletrofisiológica e comportamental.

 

Laboratório de Farmacologia e Toxicologia do Sistema Cardiovascular – LAFTSC

 

 

 

Coordenador: Dr. Alejandro Ferraz do Prado

 

O LAFTSC conduz pesquisas na área cardiovascular, com foco no papel das metaloproteinases de matriz (MMPs) 2 e 9 em doenças cardiovasculares. O laboratório desenvolve modelos animais para investigar diferentes condições patológicas, incluindo insuficiência cardíaca induzida por MMP-2 recombinante, hipertensão arterial (modelo dois rins, um clipe) e os efeitos cardiovasculares da intoxicação por metilmercúrio. Além disso, avalia o potencial terapêutico de compostos de origem natural e animal com ação cardiovascular.

 

Principais equipamentos:

O laboratório está equipado com um sistema completo de eletroforese, incluindo cubas e fonte de energia, para a corrida de géis de proteínas e DNA, além de um sistema para transferência de géis, essencial para a realização de western blotting. Possui uma bomba peristáltica e uma coluna GE Healthcare para a purificação de proteínas. Para estudos cardiovasculares em modelos animais, conta com um equipamento da ADInstrument acoplado ao software LabChart, permitindo a realização de eletrocardiogramas. Além disso, dispõe de um sistema para preparo de lâminas histológicas, incluindo uma capela de fluxo, utilizado na execução de protocolos de histologia voltados para a análise da integridade celular e a quantificação de componentes da matriz extracelular, como colágeno e elastina. O laboratório também possui dois computadores para análise de dados, além de um freezer e uma geladeira para armazenamento de amostras e reagentes.

 

Laboratório de Farmacologia Molecular – LFM

 

 

 

Coordenadora: Dra. Maria Elena Crespo Lopez.

Criado em 2006, é dedicado à avaliação farmacológica de contaminantes ambientais, drogas e fitoterápicos, visando a transdisciplinaridade, mediante o uso de técnicas de bioquímica, biologia molecular e comportamentais, entre outras. A missão do LFM é contribuir na identificação de mecanismos e alvos moleculares e farmacológicos para abordagem preventiva ou terapêutica.

 

Principais equipamentos:

O LFM dispõe de estrutura para o desenvolvimento de modelos in vitro (ensaios físico-químicos e cultura) e em animais, com investigação de marcadores bioquímicos por espectrofotometria, Blot e RT-PCR, realizando também estudos epidemiológicos em humanos.

 

Laboratório de Hematologia – LABHEM

 

 

 

Coordenadora: Dra. Carolina Heitmann Mares de Azevedo Ribeiro

 

Dedicado ao estudo dos efeitos de medicamentos e produtos naturais sobre o sistema hematopoiético, em contexto de toxicidade, uso clínico e na pesquisa do uso de antineoplásicos e de novos agentes terapêuticos.

 

Principais equipamentos:

Dispõe de estrutura para a realização de técnicas hematológicas, com contador de células digital, estrutura de microscopia ótica, centrífugas, além dos materiais necessários ao desenvolvimento de seus projetos.

 

Laboratório de Informática – LabInfo

 

 

Dedicado às atividades acadêmicas e de pesquisa que demandam o levantamento, processamento e análise de dados, além de dar suporte aos docentes e discentes do programa, com ferramentas de edição de texto, apresentações, planilhas e análise estatística.

 

Laboratório de Nanotecnologia Farmacêutica – Nanofarm

 

 

 

Coordenadora: Dra. Roseane Maria Ribeiro Costa.

 

Principais equipamentos:

Balança Analítica Automática; Balança Eletrônica de Precisão Automática; Potenciômetro; Banho Termostatizado; Capelas de Fluxo laminar; Capela de exaustão; Dessecadores para determinar umidade de sorção; Espectrofotômetro UV-Vis (SHIMADZU CORPORATION Mod. UV-1800); Liofilizador de bancada com capacidade de 4 L; Estufa de Secagem e Esterilização; Estufa para a realização de ensaios microbiológicos; Estufas com circulação forçada de ar; Bomba Peristáltica; Agitador Magnético; Refratômetro; Bomba à Vácuo; Espectro UV-Vis (BIOSPECTRO- Mod. SP 220); Microscópios ópticos; Potenciômetro; Purificadores de água; Sistema de Cromatografia Gasosa acoplado a Espectrômetro de Massas (GC/MS); Conjunto de Análise Térmica (TGA, DTA, DSC); Zeta Nano; Determinador de ângulo de contato; Dissolutor; Desintegrador;  Durômetro; Friabilômetro; Turbiscan; Rotaevaporador; Ultra-purificador de água; Agitadores Mecânicos Ultra-turrax;  Banhos Maria; Banho de Ultrassom; Condutivímetro; centrífuga; Geladeiras; Freezer; Shaker; Centrífuga refrigerada; Mufla; Homogeneizador de alta pressão; Placa Aquecedora, Cabina de segurança biológica BIO SEG 09, CLASSE II Tipo A1; Estufa incubadora, microprocessada para B.O.D. Q315M16; Estufa microprocessada de cultura e bacteriologia Q316M4- QUIMIS; Refrigerador Duplex; Pipetador automático Macroman; e Agitador magnético.

 

Laboratório de Neurofarmacologia e do Comportamento – LANEFC

 

 

 

 

Laboratório de Neuropatologia Experimental - LaNEx

 

 

 

Dedicado à investigação do papel dos neuroesteroides nas manifestações neuropatológicas como acidente vascular encefálico, agressividade e depressão, além das manifestações eletroencefalográficas em neuropatologias.

 

Laboratório de P&D de Farmacêutico e Cosmético – LP&DFC

 

 

Inaugurado em 2011, realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento de formulações inovadoras (hidrogéis, cristais líquidos, emulsões estabilizadas por partículas, nano emulsões, microemulsões etc.), utilizando recursos vegetais de biomas brasileiros, principalmente da Amazônia.

Fomento: CNPq, CAPES e FAPESPA.

 

Laboratório de Patologia Geral – LPG

 

 

O Laboratório de Patologia Geral concentra suas atividades de pesquisa e desenvolvimento em áreas relacionadas à imunologia, micologia médica e vigilância epidemiológica.

             Estudo da Cromoblastomicose;

             Dimorfismo Fúngico e Diferenciação Celular;

             Resposta Imunológica em Infecções Fúngicas;

             Capacitação em Atenção Primária para profissionais da Saúde em Belém;

             Mapeamento Georreferenciado de Doenças Socialmente Determinadas.

 

Laboratório de Química dos Produtos Naturais – LAQUIPRON

 

 

 

 

Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos – LTFITO

 

 

 

Desenvolvimento e produção de fitoterápicos, comprimidos, cápsulas e formas semissólidas. Opera de forma integrada ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacêutico e Cosmético.

 

Laboratório de Toxicologia – LATOX

 

 

 

 

Laboratório Multiusuário de Ciências Farmacêuticas – LCFAR

 

 

 

 

Laboratório de Ensaios in vitro – LABEIN

 

 

 

Uma balança semianalítica, uma balança analítica, um banho-maria, um pHmetro, um agitador com aquecimento, dois vórtex, duas cabines de segurança biológica, uma centrífuga de tubo, uma centrífuga refrigerada, duas estufas microbiológicas, uma estufa de secagem de material, três microscópios ópticos, três geladeiras, um leitor de ELISA, um microscópio de fluorescência, um sistema de eletroforese capilar, dentre outros.