Mestrado

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Bioestatística (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0008      

Ementa: Fundamentos de metodologia científica. Erro experimental. Representação gráfica de dados. Probabilidade e amostragem aleatória. Distribuições. Princípios de inferência e estimação estatística. Testes de significância e ajuste de curvas.

 

Estágio Docente-Mestrado (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0018                 

Ementa: Participação do pós-graduando nos cursos teóricos e práticos das disciplinas da graduação. Aplicação de métodos e técnicas modernas que permitam o treinamento e a prática no ensino de disciplinas de graduação, procurando ressaltar aspectos tais como planejamento de cursos e aulas, técnicas audiovisuais empregadas em aulas expositivas, organização de seminários, simpósios, estudos dirigidos e treinamento nas técnicas laboratoriais empregadas em aulas práticas, que possam aumentar o rendimento do aprendizado e tornar o ensino mais criativo pela maior oferta de chances de redescoberta.

 

Metodologia da Pesquisa Científica (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0019                 

Ementa: O desenvolvimento do conhecimento científico por meio da pesquisa. Característica da pesquisa científica. Elaboração da pesquisa desde o seu projeto até a apresentação final dos resultados. Principais métodos e técnicas utilizadas pelo pesquisador. A ética da pesquisa.

 

Seminários em Ciências Farmacêuticas (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0011                 

Ementa: Apresentação de seminários relacionados à pesquisa em Ciências Farmacêuticas, por estudantes do Curso de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas versando sobre os objetivos e metodologia constantes no seu projeto de dissertação.

 

2. Disciplinas optativas

 

Assistência Farmacêutica (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0013     

Ementa: Esta disciplina visa discutir assistência farmacêutica dentro da perspectiva do usuário na comunidade. É objetivo desta disciplina desenvolver habilidades de comunicação, de trabalho em grupo e de uso referências científicas no gerenciamento de medicamentos e seu uso racional. 

 

Avaliação Microbiológica de Medicamentos (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0004     

Ementa: Padrões primários e secundários de substâncias biológicas, testes de eficácia dos conservantes, análise de produtos estéreis, teste de pirogênio in vivo e in vitro, doseamento microbiológico de antibióticos, testes de toxicidade in vivo e in vitro, validação dos processos de esterilização, legislação aplicada ao controle de qualidade biológico e microbiológico de medicamentos.

 

Botânica Farmacêutica (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0006                 

Ementa: Apresentar instrumentos básicos para o controle de qualidade de matéria-prima vegetal. Morfologia externa e interna e aplicações farmacêuticas de raiz, caule, folha, fruto e semente. Noções de sistemática e fitogeografia. Caracterização e exemplos dos principais táxons de interesse farmacêutico. Morfologia externa e interna e aplicações farmacêuticas de raiz, caule, folha, fruto e semente. Noções de sistemática e fitogeografia. Caracterização e exemplos dos principais táxons de interesse farmacêutico.

   

Controle de Qualidade Medicamentos (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0002     

Ementa: Fornecer subsídios teóricos para a avaliação da qualidade de produtos farmacêuticos e correlatos através de análise qualitativa e quantitativa.

 

Ensaios Farmacológicos (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0022                 

Ementa: Montagem por parte dos alunos ou demonstração por parte dos professores de várias preparações de uso corrente em Farmacologia, com ênfase para as metodologias empregadas na rotina dos laboratórios. A partir dos resultados, será feita a obtenção de parâmetros farmacológicos, discussão das vantagens e limitações de cada metodologia bem como conceitos farmacológicos e estatísticos que possam ser visualizados nestes experimentos.

 

Estratégias de Identificação Estrutural de Produtos Naturais Através de RMN 1D e 2D (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0022  

Ementa: Espectrometria de Ressonância Magnética Nuclear 1D: Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio, Ressonância Magnética Nuclear de Carbono e Distortionless Enhancement by Polarization Transfer (DEPT). Sinais característicos das principais classes de PN. Estratégias de Interpretação de Espectros de Ressonância Magnética Nuclear 2D de COSY, HMBC e HSQC. 

 

Extratos Secos de Origem Vegetal (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0027

Ementa:  Fitoterápicos, cadeia produtiva, aspectos econômicos. Projeto de secagem: Metodologia para gerenciar projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco em produtos fitoterápicos. Obtenção e caracterização do material vegetal. Métodos de estabilização, secagem e processamento do materialvegetal. Extratos fluidos: métodos extrativos e controle dos processos deextração. Obtenção, caracterização e padronização dos extratos secos. Aplicações dos extratos secos em Tecnologia Fitofarmacêutica.

 

Extratos Vegetais, Processos Extrativos e Aplicações em Farmacotécnica (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0030 

Ementa: Obtenção, processamento e caracterização do material; métodos de estabilização e secagem do material vegetal; extratos vegetais; operações extrativas: maceração, percolação, infusão, decocção, digestão, caracterização química e físico-química de extratos vegetais, aplicações em fármacos.

 

Farmacognosia Avançada (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0001                 

Ementa: Plantas medicinais, princípios ativos e fitocomplexos. Dessecação, conservação e utilização de plantas medicinais. Enfoque popular combinado com enfoque científico. Controle farmacognóstico de vegetais, drogas e intermediários fitoterápicos.

 

Farmacologia das Doenças Parasitárias (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0029 

Ementa: Doenças negligenciadas; Tratamentos farmacológicos da Malária; Mecanismos de resistência do Plamodium falciparum; Modelos experimentais para pesquisa de novos fármacos em isolados sensíveis e resistentes a cloroquina, multiresistentes; Tratamentos farmacológicos da Leishmania visceral e tegumentar; Mecanismos de resistências da Leishmania; Modelos experimentais para pesquisa de novos fármacos com atividade anti-leishmania; Tratamentos farmacológicos da doença de Chagas; Modelos experimentais para pesquisa de novos fármacos com atividade anti- T. cruzi; Avaliação da eficácia das vacinas nas protozooses.

 

Farmacologia Geral (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0007                 

Ementa: Conceitos e princípios gerais de farmacologia. Farmacologia geral (princípios, absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas). Farmacodinâmica. Farmacologia do sistema nervoso autônomo (agonistas colinérgicos e adrenérgicos e seus respectivos antagonistas: anticolinesterásicos). Farmacologia do sistema cardiovascular (drogas anti-hipertensivas e glicosídeos cardiotônicos). Farmacologia do processo inflamatório e drogas anti-inflamatórias, tais como glicocórticoides e anti-inflamatórios não esteroidais.

 

Farmacotécnica Avançada (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0014                 

Ementa: A disciplina discutirá aspectos relacionados ao planejamento e desenvolvimento de medicamentos; discutirá os principais sistemas de liberação modificado.

 

Fitofarmácia (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0012                 

Ementa: Fitoterapia; Fitomedicamentos; Fitofármacos: origem, estrutura e atividade.

 

Fitoquímica Avançada (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0003                 

Ementa: Métodos de investigação fitoquímica. Fontes de informação sobre espécies vegetais de interesse terapêutico e industrial. Biossintese de metabolitos secundários de origem vegetal. Taxonomia química. Métodos de determinação estrutural de compostos orgânicos.

 

Fundamentos da Prática Docente (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0036     

Ementa: A disciplina se propõe analisar o ensino superior no mundo contemporâneo e o processo de construção da identidade do docente pesquisador universitário. Problematiza o processo de ensino e aprendizagem a partir de diferentes concepções pedagógicas historicamente constituídas no processo educacional do país. Concebendo o ensino como prática sócio-reflexiva e libertária e a formação do docente-facilitador sob a perspectiva da profissionalização docente. Apresenta os componentes metodológicos, ancorados nas metodologias ativas e no processo de planejamento e avaliação permanente, pautados nas Diretrizes Curriculares do Ensino Superior em Farmácia e do Projeto Pedagógico do Curso.

 

Métodos Analíticos Espectrométricos (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0021                 

Ementa: Métodos de investigação fitoquímica. Fontes de informação sobre plantas de interesse terapêutico e industrial. Biossíntese de metabolitos secundários de origem vegetal. Taxonomia química. Métodos de determinação estrutural de compostos orgânicos. 

 

Métodos Cromatográficos (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0025   

Ementa: Cromatografia em papel. Cromatografia em camada delgada. Cromatografia por adsorção. Cromatografia por troca iônica. Cromatografia por exclusão. Cromatografia por bioafinidade. Cromatografia gasosa. Outros métodos de separação.

 

Química Farmacêutica Avançada (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0016                 

Ementa: Estudo dos princípios da relação entre estrutura química e toxicidade e atividade farmacológica de substâncias bioativas, definição de grupamento toxicofórico e farmacofórico; importância das fases do metabolismo na toxicidade e na atividade potencial de fármacos. Biotransformações de espécies reativas. Características estruturais de agentes de biocoordenação seletivos.

 

Sistemas Carreadores de Fármacos (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0026   

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo abordar o conteúdo teórico, desenvolvimento e aplicações das novas formas farmacêuticas de tecnologia inovadora. Oportunizando assim, os alunos a adquirirem mais conhecimento da era da nanotecnologia na área da saúde.

 

Tecnologia Farmacêutica (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0015                 

Ementa: Pré-formulação de formas farmacêuticas; tecnologia das formas farmacêuticas dispersas; tecnologia das preparações parenterais; tecnologia das formas farmacêuticas sólidas e semi-sólidas; estabilidade de medicamentos; normas adequadas de produção.

 

Tópicos em Fármacos e Medicamentos (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0005                 

Ementa: A disciplina trata de temas variados e atualizados sobre fármacos e medicamentos. 

 

Tópicos em Farmacovigilância e Epidemiologia (2 créditos, 30 horas)

Código: PPGCF0017                 

Ementa: Identificação de tipos, mecanismo de produção de diagnóstico clínico das reações adversas produzidas por medicamentos (RAM). Estudo dos sistemas de notificação espontâneas das RAM e programas de farmacovigilância.

 

Toxicologia (3 créditos, 45 horas)

Código: PPGCF0009                        

Ementa: Classificação toxicológica, avaliação de toxicidade, toxicidade de medicamentos utilizados em doenças tropicais, toxicodinâmica, agentes tóxicos metahemoglobinizantes, metais pesados, plantas tóxicas para humanos, animais peçonhentos.